Para que aprender modelagem e animação 3D?


1 min de leitura


Muita gente não sabe, mas a computação gráfica 3D está sendo cada vez mais necessária em diferentes negócios.

Podemos listar alguns:

  • Maquete eletrônica para arquitetura
  • Design de produtos, embalagens, etc.
  • Modelagem e animação de personagens para comerciais de tv e filmes
  • Criação de cenários para tv e cinema
  • Impressão 3D
  • Realidade Virtual (VR)
  • Realidade Aumentada (AR)
  • entre outros

Muitos profissionais da computação gráfica se tornam generalistas, mas o ideal é se especializar em uma vertente. Como se trata de algo com uma certa complexidade, não é possível, em uma vida, aprender a fazer tudo bem feito. O profissional de computação gráfica 3D tem sido muito requisitado.  Alguns até se especializam mais que no passado. Houve uma época que quem se especializava em maquete eletrônica não se aventurava com personagens. Hoje, a segmentação aumentou e tem quem só modele, os que só animam, os que tratam da iluminação e os que fazem o render final (é a etapa final que consiste em exportar o modelo 3D para o formato em que será usado). Mas isso, normalmente, só acontece em grandes estúdios de CG.

Existem vários grupos no Facebook de pessoas que trabalham ou são interessadas em CG. Participando desses grupos é possível tirar dúvidas, saber de novidades da área e até conseguir trabalho. Também existem sites de CG que contratam serviços de freelancers e os que vendem modelos em 3D, onde você pode expor um modelo criado por você e receber um valor pré-definido se alguém se interessar em fazer o download.

Existem muitos softwares 3D no mercado. Na teoria, cada um seria voltado para um nicho. mas no final das contas, o que importa mesmo é o profissional que usa o programa. Isso porque todos fazem o mesmo. Temos o 3DS Max, Maya, ZBrush, Sketchup, Blender e outros. O Blender tem  vantagem de ser gratuito, sendo uma ótima opção para quem quer iniciar na computação 3D. O 3DS Max e Maya tem versão para estudante e é totalmente funcional, tendo uma licença que só expira após 3 anos, sendo também uma boa opção.

Diferente da computação 2D, a 3D é mais prazerosa em se fazer por ser quase palpável. Você poder ver sua criação de vários ângulos, não tem preço (se estiver bem feita é claro).

Essa foi uma pequena explicação do porque é interessante aprender CG 3D. Qualquer dúvida, sugestão ou crítica é bem vinda!


Comentários
* O e-mail não será publicado no site.